O Dia Mundial do Hambúrguer não pode ser esquecido


Eles podem ser de vários tamanhos, ter muitos acompanhamentos e até diferentes pães. Podem ser servidos ao gosto do cliente com a carne ao ponto, mais suculenta ou mais sequinha. Também podem ser degustados com molhos, maioneses caseiras ou apenas um fio de azeite. De quem estamos falando? Quem respondeu hambúrguer acertou! A delícia é tanta que ganhou um dia especial, dia 28 de Maio é o Dia Mundial do Hambúrguer e que tal tirar o mês de maio para essa bela homenagem?



De acordo com o Portal Mega Curioso, ‘embora as origens do hambúrguer sejam incertas, uma das possibilidades mais conhecidas é a de que ele tenha sido criado em Hamburgo, na Alemanha, como um simples bolinho de carte moída temperada e frita, sem uma data definida. A receita teria sido trazida de países bálticos, onde a carne temperada era consumida crua. No entanto, o prato da forma como conhecemos só passou a ser preparado no começo do século XX, com o acréscimo do pão e outros ingredientes. Quem leva o crédito pela ideia de criar um sanduíche de hambúrguer é a América do Norte: enquanto os bolinhos de carne frita já eram consumidos por todo o mundo, foi nos Estados Unidos que alguém teve a brilhante ideia de colocar tudo dentro de um pão, juntamente com alface, tomate, cebola, picles e outros condimentos’.

E depois de longos anos eles ganharam novas versões e deixaram de ser apenas sanduíches. Os gourmets, feitos com carnes nobres ganhou o gosto do brasileiro. E para isso os empresários não poupam esforços para satisfazer os amantes dessa delícia. No Empório da Ovelha, na Zona Sul de Niterói, a aposta da marca é o Empório Burger, um suculento e delicioso hambúrguer com 160g de carne moída de cordeiro, chutney de tomate com curry, iogurte de limão, queijo branco de ovelha no pão multigrãos e batatinhas fritas é a aposta perfeita. A delícia custa R$ 22 (quarta e quinta-feira) e R$ 32 (os demais dias). Se a fome não for tão grande assim, o Cheeseburguer e o Hambúrguer de Cordeiro, ambos com 120g de carne moída de cordeiro, vai proporcionar aquele conforto após a degustação. A loja é especializada em produtos naturais de ovelha e cordeiro e em alimentos balanceados e todos os produtos são fabricados na Fazenda Cabanha Vida da própria marca, no Sul do estado de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira.

Segundo a nutricionista Annelise Frota, que atende no Centro Médico Medpoint, no Recreio dos Bandeirantes, a carne de cordeiro é considerada uma carne vermelha super rica em proteína de alto valor biológico, possui muitas vitaminas e minerais, e bem rica em ferro. “Sua quantidade de ferro chega a ser maior que a quantidade presente na carne de galinha e no peixe. É uma ótima opção para se encaixar em uma dieta saudável. Quem se preocupa ou precisa fazer uma dieta rica em carnes com proteínas de alto valor biológico ela é uma excelente dica, para pacientes anêmicos e pós bariátricos, além disso possui uma quantidade de B12, selênio, zinco, niacina, fósforo, além de outras vitaminas e minerais. Para pacientes que buscam melhora da performance física e preservação da massa muscular também é ótima”, pontuou.

******
Alex Ferraz

Nenhum comentário