[NOBREZA DO RJ] Livro narra a história e o íntimo do Jardim Botânico

 Bairro mais icônico e referenciado do Rio de Janeiro vira obra através do olhar de referendada historiadora carioca


Famoso reduto de ilustres cariocas como Tom Jobim e Machado de Assis, o bairro do Jardim Botânico tem a aura e o DNA do carioca. Uma história que se inicia como um bairro proletário, pensado para abrigar imigrantes que sofre drásticas transformações e, hoje, torna-se a fotografia da famosa “elite carioca”, com mansões, biodiversidade preservada e muitas histórias a serem descobertas. Histórias essas, em sua maioria, compiladas em “Histórias do Jardim Botânico: Um recanto proletário na zona sul carioca” (Ed. Telha), pelas mãos da doutora em História pela UERJ Luciene Carris.

Aqui, os acontecimentos históricos que moldaram a linha do tempo do bairro se entrelaçam com as histórias pessoais da autora, moradora do Jardim Botânico há 40 anos, de uma forma que mescla romantismo e informação numa só obra. “Histórias do Jardim Botânico” traz fatos desse bairro tão icônico da zona sul que muitos moradores dele sequer devem conhecer.

“Sou moradora do Jardim Botânico há quase 40 anos. Por coincidência estudei História na UERJ e tive a oportunidade de realizar um estágio pós-doutoral com o professor Antonio Edmilson Martins Rodrigues, especialista na história do Rio de Janeiro. Daí surgiu a oportunidade única de estudar a história do meu bairro e, posteriormente, escrever sobre ele. “ – Luciene Carris, Historiadora e autora de “Histórias do Jardim Botânico”

O leitor descobrirá que o bairro já foi visitado no passado por Albert Einstein e a Rainha Elizabeth II, que a criação da instituição que também nomeia o bairro partiu de Dom João VI e, ainda que muitas disputas políticas, ideológicas e manifestações tomaram as ruas de pessoas em busca de mudanças.

Hoje abrigando o Jóquei Clube e o Jardim Botânico, com uma vizinhança abastada, finos restaurantes, a rua Pacheco Leão tomada de mansões, enfim. A história de hoje ainda se funde – e confunde – com o que um dia foi o bairro. Para Luciene, em sua caminhada, uma combinação de autobiografia com história.

“Histórias do Jardim Botânico: Um recanto proletário na zona sul carioca” versa a história urbana, social e política sem que a autora solte nossa mão, numa escrita leve e fluida, que nos faz ler o livro como quem de fato realiza um passeio profundo pela cidade e sua história. 

“Quando se fala do Jardim Botânico se pensa, evidentemente e com razão, nesse passado imperial, com a criação do Jardim Botânico após a vinda de D. João VI. Também é visto como o “bairro dos artistas”, um bairro aristocrático. Pouco se conhece desse passado rural, do movimento operário, das fábricas e dos imigrantes. ” – Luciene Carris


***

Sobre a Editora Telha:

A Telha é uma editora independente voltada à publicação de obras críticas sobre temas contemporâneos.


Luciene Carris
Divulgação


Sobre a autora:

Luciene Carris é mestre e doutora em História pela UERJ. Realizou estágios pós-doutorais no Laboratório de Geografia Política, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2013) e no Departamento de História da PUC-RIO (2019). Autora de livros como Intelectuais, miliares, instituições na configuração das fronteiras brasileiras (1883-1903) e coautora de obras como Lições do tempo: temas em história e historiografia do Brasil Republicano, entre outras obras.



Serviço:

Livro:  Histórias do Jardim Botânico: Um recanto proletário na zona sul carioca

Autora: Luciene Carris

Editora: Telha

Páginas: 250

Preço: R$ 59,00
 

Para mais informações e entrevistas com a autora:

Marcelo Boero – (11) 99603-2034 marcelo@aspasevirgulas.com.br

 
Créditos: Marcelo Boero

Nenhum comentário