Em homenagem aos 90 anos do Cristo Redentor, obra reúne autores e especialistas para refletir sobre o tema

O livro reúne artigos de acadêmicos e especialistas que promovem uma reflexão ampla e inédita sobre a representação



Dividida em 13 capítulos, a obra “O Cristo Redentor Universal” é fruto de uma parceria entre a PAULUS Editora e a Editora PUC Rio, do Rio de Janeiro (RJ), por ocasião dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor, comemorado em 2021. A publicação convida o leitor a contemplar o monumento a partir da mensagem simbólica que ele nos sugere. 

O livro reúne artigos de acadêmicos e especialistas, como: Leonardo Agostini Fernandes, Gilvan Leite de Araújo, Heitor Carlos Santos Utrini, Cláudio Vianney Malzoni, Waldecir Gonzaga, Sérgio Albuquerque Damião, Ney de Souza, Antonio Manzatto, Konrad Körner, Francilaide de Queiroz Ronsi, Cesar Augusto Kuzma, Wilma Steagall De Tommaso, Pedro Siqueira. A obra conta ainda com o prefácio do cardeal Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-chanceler da PUC-Rio; apresentação de Padre Omar Raposo de Souza, reitor do Santuário Cristo Redentor; introdução dos organizadores da obra, Pe. Alexandre Carvalho Lima Pinheiro e Diác. André Luiz Rodrigues da Silva e posfácio de Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o monumento Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do mundo moderno, simboliza muito mais que um ponto turístico. “Verdadeiramente, o Santuário Cristo Redentor é a casa do Senhor, em que irmãos e irmãs se encontram em um ambiente sem fronteiras, sem limites, e se veem rodeados pela criação. Do Corcovado, todos nós observamos o mundo da maneira concreta com que o  papa Francisco nos indica, descrevendo-o como Casa Comum no título da carta encíclica Laudato Si’”, afirma Dom Orani Tempesta no prefácio. 

De acordo com os organizadores, a estátua do Cristo Redentor possui, em sua história, em seu simbolismo e em sua localização, elementos que ainda não tinham sido abordados pela teologia em caráter sistemático. Por isso, a equipe convidou os autores e autoras a promover uma reflexão mais ampla e inédita sobre a representação. “O Cristo Redentor nos aponta para um caminho de subida, que se concretiza no crescimento de todas as pessoas. Essa viagem é uma peregrinação que nos convida sempre a renovar o desejo de buscar a Deus e de amar o próximo”, reflete Dom Orani.

As temáticas oferecidas na obra pretendem representar a riqueza multidisciplinar de capítulos inspirados nos textos do Antigo e do Novo Testamento, na história, na cristologia, na patrística, na espiritualidade, na escatologia, na ecoteologia, na estética, na arte, e, conclusivamente, em Maria, com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Entre os temas introduzidos, estão: ““Eu sei que o meu redentor está vivo”: análise de Jó 19,25”; “O Cristo Redentor: intercessor e defensor de todos a partir de 1Jo 2,1”; “Cristo Redentor, contexto histórico-teológico: da pedra fundamental à inauguração”; “Os olhos abertos do Cristo Redentor”; “Em Cristo, a redenção de um povo crucificado”; “A ecoteologia do monte Corcovado: sinais da criação e da redenção”; “A simbologia do Cristo Redentor: da criação à redenção universal”, entre outros. 

Sobre os organizadores:

André Luiz Rodrigues da Silva nasceu no Rio de Janeiro, foi ordenado sacerdote católico em 2003 e recebeu o título de doutor em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico Agostiniano, em Roma, em 2012. Atualmente, exerce a função de professor do PPG em Teologia da PUC-Rio e coordena a Iniciação Teológica a Distância da PUC-Rio.

Alexandre Carvalho Lima Pinheiro também é carioca, bacharel em Direito, mestre em Direito Canônico e doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio. Atua como coordenador no Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor.

Ficha técnica

Título: O Cristo Redentor Universal
Organizadores: Alexandre Carvalho Lima Pinheiro / André Luiz Rodrigues da Silva
Coeditor: Editora PUC-RIO
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 344
Link: https://t.co/4EPeglufTt


Créditos: PAULUS Imprensa 
assessor.imprensa@paulus.com.br

Nenhum comentário