Leitura

A dica de leitura de hoje,fica por conta do livro que eu acabei de ler 
chama-se "A travessura da menina má" de Mário Vargas Llosa  - 






Olha, essa é uma menina muito má mesmo. Fez um homem sensato chamado Ricardo dedicar uma a vida inteira a procurá-la pelo mundo. E ser rejeitado de maneiras horríveis. E nunca desistir. O livro é sobre isso, sobre o amor mais verdadeiro de todos que já se viu. Mais que Romeu e Julieta.
Dá pra resumir de um jeito bem novelístico. Ricardo é um peruano que conhece uma menina pobre e faceira, nos anos 50, em Lima. Ela se chamava Lily. O romance não foi muito bem, mas ele nunca conseguiu tirar Lily do pensamento. Mesmo quando a encontrou com outros nomes, personalidades, histórias, destinos, maridos, ideias de vida. E Ricardo passa A VIDA TODA apaixonado e pisoteado pela mesma mulher. Os nomes que ela adotou foram vários: Madame Arnoux, a japonesa Kuriko, Mrs. Richardson, Lucy Solórzano Cajahuaringa, a guerrilheira Arlette, nossa, uma vida sem limites. E em todos os lugares do mundo.
É um livro muito viciante. 
Claro que não vou contar o fim, mas tenho que dizer que vale a espera. São tantos reencontros que o último tinha que ser mesmo o mais especial. Considero uma obra prima dos romances.

Vale também prestar atenção na riqueza de detalhes que o autor, Mario Vargas Llosa, colocou na narrativa. Como já falei, a menina má mora durante a história em vários lugares diferentes e em épocas distintas. A maneira como ele detalha cada esquina, de cada lugar, Lima, Paris, Londres, Toquio, Madri, em cada ano, com os momentos históricos, a situação política, com cada olhar dessa menina me faz até pensar que o personagem é ele. E se sim, Mario Vargas Llosa sofreu mesmo de amor. E é historiador nas horas vagas.
Um livro pra morrer de amor.


mario vargas llosa
(O autor Mario Vargas Llosa)

Nenhum comentário