MARCHA PELO 28 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO ORGULHO LGBT & CONTRA A CURA GAY



MARCHA PELO 28 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO ORGULHO LGBT

Homofobia. Até Quando?


O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT fundado há 20 anos é uma organização não governamental que tem como missão atuar como referência na promoção da autoestima e cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), visando à transformação da sociedade e defesa dos direitos humanos, para o exercício da livre orientação sexual e identidade de gênero.


No mundo inteiro, tradicionalmente celebra-se o chamado Dia do Orgulho LGBT no dia 28 de junho. A significância da data é o marco do início do moderno movimento LGBT. Neste dia, em 1969, ocorreu na cidade de Nova Iorque o que veio a ser conhecida como a Rebelião de Stonewall. O Stonewall Inn era (e ainda é) um bar de frequência LGBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa. Naquela noite, os frequentadores se revoltaram contra a polícia e o tumulto que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante as pessoas LGBT. Deu-se início à luta em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos de LGBT. A partir de então este dia é celebrado como uma expressão de orgulho - e não de vergonha - de assumir publicamente a sua orientação sexual e identidade de gênero LGBT.

Hoje o Grupo Arco-Íris junta-se a diversos setores da sociedade, movimentos sociais, grupos e demais companheir@s para relembrar esta data reivindicando o FIM DA HOMOFOBIA NO BRASIL. Em 2012 foram documentados 338 assassinatos de LGBT em nosso país, um assassinato a cada 26 horas. O Brasil confirma sua posição de primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos, concentrando 44% do total de execuções de todo o planeta. Em 2013, até agora, só no Estado do Rio de Janeiro cerca de 12 LGBT foram vítimas de violência homofóbica e morte. Para que este verdadeiro massacre acabe, exigimos a votação e aprovação IMEDIATA do PLC 122 que torna a Homofobia crime no Brasil e do Projeto de Lei Estadual n° 2054/2013, que substitui a Lei Estadual 3406/00, derrubada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro que a tornou sem efeito em razão de vício de iniciativa. A nova lei visa punir estabelecimentos e agentes públicos que discriminem as pessoas em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero.

Ainda, repudiamos a aprovação, no dia 18/06/2013, do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 234/2011 – Projeto da “Cura Gay” - pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O referido projeto de lei propõe derrubar a Resolução 001/99 do Conselho Federal de Psicologia, que proíbe os profissionais, dentro da ética da classe, de atuar, incentivar e colaborarem com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades. Lutamos pela lei que regulariza o casamento entre pessoas do mesmo sexo; e a manutenção de um Estado verdadeiramente laico, onde religião e política sejam coisas distintas, erradicando a influência de setores fundamentalistas no legislativo nacional, sendo estes os maiores responsáveis por todo conservadorismo resultante nesta onda de violência, morte e retrocesso nas políticas públicas.

Homofobia não se justifica, se combate. Somos todos iguais.
Venha para as ruas!!

Informações:
arco-iris@arco-iris.org.br
(21) 2215-0844



Nenhum comentário