Prefeitura lança “Mês da Diversidade” na defesa dos direitos LGBT

Outubro é “Mês da Diversidade” em Niterói. Promovida por diversos grupos de Defesa dos Direitos Humanos da cidade, a ação contará com uma série de atividades sobre a temática LGBT. A programação contará com debates e exibições de filmes, e terá como ponto alto a Parada do Orgulho LGBT no dia 6 de outubro, na Praia de Icaraí. 

 

 Em parceria com a prefeitura de Niterói, os grupos de Defesa dos Direitos Humanos do município realizará, em outubro, o “Mês da Diversidade” na cidade, com uma série de atividades sobre a temática LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Aberta no último dia 17, no Solar do Jambeiro, a extensa programação conta com debates e exibições de filmes, e terá como ponto alto a Parada do Orgulho LGBT no dia 6 de outubro, na Praia de Icaraí.
Os movimentos que defendem a causa LGBT comemoram a parceria inédita com a Prefeitura de Niterói. Segundo o Grupo Diversidade Niterói (GDN), organizador da Parada do Orgulho LGBT, há nove anos que a comunidade LGBT tenta pauta nos equipamentos públicos de cultura e não tem sucesso.
“Esse ano é um marco pra população LGBT de Niterói. Finalmente o governo dialoga e reconhece nossa luta e produção cultural. A exposição que inauguramos no Jambeiro está pronta há três anos e a administração municipal se negava a abrir o espaço. Nessa nova gestão, a criação da CODIR – Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e a garantia de pauta nos equipamentos culturais da cidade são algumas das conquistas que temos conseguido com esse diálogo e a 9ª Parada do Orgulho vem para coroar e dar visibilidade à população que durante um mês inteiro vai debater e apresentar seu trabalho cultural”, disse Miguel Macedo presidente do GDN.

3994652262_3d56ae85a8_o
Para Renato Almada, subsecretário da pasta de Direitos Difusos, tanto a realização do “Mês da Diversidade” quanto a Parada do Orgulho são a demonstração de que a comunidade LGBT está organizada e na luta por igualdade de direitos na cidade, e a Prefeitura tem o compromisso de apoiar as diversas manifestações culturais e a busca por igualdade.
“Assim que o prefeito Rodrigo Neves deu um olhar diferenciado às questões sociais e de direitos humanos em nossa cidade. Quando fui convidado a assumir a CODIR, o prefeito deixou claro o compromisso com a comunidade LGBT, já que havia uma curva crescente nos crimes de ódio praticado contra essa população e, em sua gestão na Secretaria de Estado de Assistência Social, ele já tinha trazido um Centro de Cidadania LGBT para a cidade. Com a criação da CODIR, o município passaria a ter um órgão específico para a temática na cidade”, afirmou Almada.
Em parceria com a Fundação de Arte de Niterói (FAN), NELTUR, Secretaria de Ordem Pública, CLIN, NITTRANS e Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Niterói dará todo o suporte para a realização da 9ª Parada do Orgulho LGBT. “A ação mais efetiva da CODIR durante o “Mês da Diversidade” é realizar o 1º Seminário LGBT de Niterói para formularmos, junto com a sociedade civil, o Plano Municipal de Combate à Homofobia e a implementação do Conselho Municipal LGB”, destacou o subsecretário.

Prefeitura lança “Mês da Diversidade” na defesa dos direitos LGBT
Veja a Programação do Mês da Diversidade:
24 a 26/ 09 - 19h – Mostra de Filmes LGBT
Local: Sede do GDN – Rua São João, 180 – Centro – Niterói
26/09 - 2º Encontro de Drag Queens, Transformistas e Travestis e Ensaio aberto do espetáculo “Orgulho”
Local: Centro de Cidadania LGBT – Niterói – Rua Visconde de Morais, s/n, Centro – Niterói (esquina com a Rua Andrade Neves)
30/09 - 18h – Mesa de Debate: Construção de Políticas Públicas Afirmativas
Local: ICHF – Bloco O – Campus Gragoatá – UFF
01/10 - 19h – 2º Encontro de Escritores LGBT de Niterói
Local: Solar do Jambeiro -  R. Pres. Domiciano, 195 – Boa Viagem
02/10 - 18h – Mesa de Debate: A Construção das Identidades
Local: Auditório da Faculdade de Direito – UFF
03/10 -  19h – Espetáculo “Orgulho”
Local: Teatro Municipal de Niterói – Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro
06/10 - 9ª Parada Orgulho LGBT de NIterói
Local: Concentração na Miguel de Frias às 15h, seguindo pela Praia de Icaraí
12/10 - 13h – 1º Seminário LGBT: Construindo uma Niterói sem Homofobia
Local: Auditório do Museu de Arte Contemporânea


fonte: http://guiadeniteroi.com/

Nenhum comentário