[Resenha] Giane – Vida, Arte e Luta

Oi galera,

O que podemos  esperar de uma biografia?

Não sei vocês, mas eu nunca havia lido uma biografia tão bacana. E o que me fez ler esse livro foi mais pelo que o ator havia passado recentemente.

Então vamos a ele:

Giane – Vida, Arte e Luta



Autor: Guilherme Fiuza | Editora: Sextante | Pág.: 304 | R$39,90 | Skoob | Leia Um trecho

Sinopse:

“Gianecchini enfim se permitiu encarar o pensamento proibido: ‘Pode ser que tenha chegado a minha hora.’

No que olhou pela primeira vez para a cara da morte, a sua morte, bem de frente, foi tomado por uma calma profunda. Por um momento perdeu de vista os médicos, as enfermeiras, a empresária, a mãe, os parceiros profissionais e afetivos, a legião de fãs. Enxergou com clareza o verdadeiro lugar de todo mortal em sua condição mais pura: a solidão.

E se sentiu forte nesse lugar. Entendeu que fora exatamente dali que, ainda menino, vislumbrara o seu caminho – um caminho que o diferenciava de todos os membros de sua família, de todos os exemplos que havia à sua volta no interior, de tudo o que ouvira na escola. Sozinho, deixara Birigui de ônibus e ganhara o mundo.

Agora, a sós com seu medo, Giane foi sendo tomado de certa excitação. O que seria aquilo? Se não era masoquismo, devia ser coragem.

Estava pronto para a travessia. Qualquer uma.”

Resenha:

Reynaldo Gianecchini nasceu no interior de São Paulo e desde cedo já decidira o que seria e aonde iria.

Com uma história que não segue uma ordem cronológica e flui a cada página, conhecemos a história de Júnior, Reynaldo, Rey, Gianecchini, Giane. O garoto de Birigui que quis conhecer o mundo.

Neste livro não conhecemos apenas o ator ou o cara famoso que superou o câncer, conhecemos todo o desenvolvimento, as transformações, os amores e tudo o mais que formaram e caracterizam a personalidade de um homem, deste homem.

E acredite, pelo menos pra mim, as pessoas podem ser muito mais que um personagem de novela aparenta.

Nesse livro vemos:

Um garoto determinado, que conhece seus primeiros amores e tem uma amiga que é sua metade.

Um adolescente impondo-se com sua personalidade, conhecendo o seu corpo e outros corpos.

Um jovem decidido a ser independente, que se vê no curso de Direito, que é transformado e disciplinado para modelar.

Um homem que conheceu o mundo, que viveu um grande amor, mudou de carreira, renovou-se, farreou, atolou-se em trabalho, quase o matando e sobreviveu pra contar.

Praticamente um romance de um homem e toda a estrada percorrida, não apenas uma notícia, mas algo que faz sentir próximo a ele, o faz humano, frágil, forte, com defeitos e qualidades. Com uma narrativa que envolve também as pessoas que participaram da vida de Giane, essa biografia, contada em terceira pessoa, nos traz um ar de superação e perseverança que pode inspirar a nós ou apenas admirarmos um ser humano.

Vou ficando por aqui.

Quer comprar o livro? vou deixar o link aqui 


Nenhum comentário