Suprema Corte dos EUA reconhece a legalidade do casamento homossexual em todo o país

Nesta sexta, a Suprema Corte do país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos. A decisão veio por cinco votos contra quatro. O casamento tem sido uma instituição central na sociedade desde os tempos antigos, afirmou o tribunal, "mas ele não está isolado das evoluções no direito e na sociedade".

Após a aprovação pela Suprema Corte, o Facebook disponibilizou ferramenta na qual o usuário da rede social pode alterar a foto de seu perfil e utilizar as cores do arco-íris. O fundador da página, Mark Zuckerberg, também atualizou a foto de sua página.

Ao comentar a decisão, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que liberar o casamento gay no país foi "vitória para a América". Em um pronunciamento poucas horas depois do anúncio da aprovação, ele disse também que a decisão histórica oferecerá a todos os americanos a dignidade de poder ter um casamento.


No Facebook, vários usuários celebraram a decisão, aplicando uma máscara de arco-íris na foto do perfil, que foi disponibilizada pela própria rede social neste link. O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, também aderiu às cores:


Após decisão, Facebook foi invadido pelas cores do arco-íris. Foto: Reprodução

Fonte:G1 / Globo.com



Pesquisa do @voxdotcom feita no começo deste ano mostra que, nos Estados Unidos, a aceitação do casamento entre homossexuais saltou 23 pontos percentuais entre 2001 e 2015: de 40% para 63%.


Nenhum comentário