Obras levam parada LGBT de Niterói para Boa Viagem / Movimento conquista novos direitos com criação de conselho


A parada saíra do Museu de Arte Contemporânea (MAC) para a Concha Acústica, pela Praia da Boa Viagem - Roberto Moreyra / Agência O Globo


NITERÓI - Devido às obras na Rua Coronel Moreira César, pela primeira vez a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) não vai ocupar a Praia de Icaraí. A 11ª edição do evento, no domingo, às 15h, terá concentração no Museu de Arte Contemporânea (MAC), de onde os participantes partirão para a Concha Acústica, pela Praia da Boa Viagem.

— Como segunda-feira é feriado, temos a expectativa que a parada atraia muita gente. Esperamos um público entre cem mil e 500 mil participantes. A previsão é que chegaremos na Concha Acústica por volta das 20h, onde eu e as transformistas da cidade apresentaremos um show — diz Eula Rochard, voluntária há 11 anos da ONG Grupo Diversidade Niterói (GDN).

DIREITOS CONQUISTADOS

Quarta-feira, foi criado o Conselho Municipal dos Direitos LGBT. O decreto, assinado pelo prefeito Rodrigo Neves, tornou a cidade o primeiro município do estado a ter um órgão como esse. A principal atribuição é “desenvolver ação integrada e articulada com o conjunto de secretarias e demais órgãos públicos visando a implementar políticas públicas comprometidas com a superação das discriminações e desigualdades devido à orientação sexual e à identidade de gênero.”

O conselho terá 18 integrantes, sendo 60% da sociedade civil e 40% do poder público, com mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Do poder público, participarão representantes da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir) e das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Cultura, Ordem Pública, Assistência Social e Direitos Humanos. Os demais serão de UFF, OAB, organizações LGBT em funcionamento no município e Câmara Municipal, além de cidadãos atuantes na promoção de direitos e cidadania LGBT e combate à homofobia.

SERVIÇO

Interdições e estacionamento proibido: Das 13h às 21h, nas avenidas Engenheiro Martins Romeo, Benjamin Sodré, General Milton Tavares de Souza, Visconde do Rio Branco (no entorno da Rua Professor Hernani Pires de Melo) e nas ruas Coronel Tamarindo e Alexandre Moura.

Estacionamento proibido: Na Avenida General Milton Tavares de Souza.

Suporte: A NitTrans terá 16 agentes e operadores e um coordenador; e a Secretaria de Ordem Pública, 170 guardas municipais. A PM e o Samu também vão apoiar o evento.

FONTE:http://oglobo.globo.com


Nenhum comentário