Misturinhas boas!

Dicas preciosas para deixar a casa brilhando em 2024


Quando pensamos nas festas de final de ano, além da alegria de reunir a família e saborear as delícias típicas da época, surge a vontade de deixar tudo ainda mais branquinho, cheiroso, sem mofo ou manchas...afinal, a magia das festas combina e MUITO com a casa BRILHANDO, não é mesmo?

E, na hora da faxina, acaba sendo inevitável aquela dica milagrosa de uma misturinha de produtos de limpeza: seja a vizinha, a amiga ou a nossa youtuber favorita, sempre aparece alguém com uma receita infalível para alvejar, desodorizar ou desencardir móveis, enxovais, eletrodomésticos ou mesmo cômodos inteiros.

Mas você sabia que produtos químicos mau-dosados ou misturados de maneira incorreta podem virar reações químicas e causar ferimentos, alergias, irritações na pele, intoxicação, infecções respiratórias e até explosões?

Portanto, muito cuidado para não cair em ciladas, danificando seus itens preferidos e ameaçando a saúde da sua família. Veja a seguir dicas práticas e seguras de misturinhas testadas e aprovadas pela especialista Verônica Rocha, que atua há 30 anos como química e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Gtex, uma das principais fabricantes de produtos de higiene e limpeza do Brasil.

Divulgação
Verônica Rocha


Para retirada de mofo e odores de roupas:

Para uma máquina de 8 kg , ou seja, nível alto de lavagem usar 2 tampas do Lava roupas líquido Urca ou Baby Soft com 4 colheres de sopa de bicarbonato , em lavagem no tanque pequeno com aproximadamente 60 litros,  colocar 1 e ½ tampa de lava roupas Urca ou Baby Soft e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio , em situação de sujeira de alta complexidade deixar de molho por 1 hora no máximo e depois dar andamento ao processo de lavagem.

 

Para limpeza e desinfecção de roupas de cama:

300 ml de água

100 ml de amaciante Urca ou Baby soft regular se for concentrado pode colocar 20 a 30 ml , ( de acordo com seu gosto de intensidade de perfumação) ;

90 ml ou ½ copo americano de álcool de preferência 70 INPM

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de uso: Colocar a mistura em borrifador e aplicar sobre o colchão e roupas de cama, evitando excessos. Além de ajudar a tirar o odor de mofo e de suor, ainda elimina fungos e bactérias. Porém, após borrifar, não forre logo a cama - deixe as peças secarem antes de recolocá-las.

Nota: a mistura do bicarbonato de sódio, dependendo da marca, poderá junto com o álcool gerar uma espuma, mas isso é normal. Esta mistura de deverá ser consumida no mesmo dia para garantir sua eficácia.  

 

Para limpeza e desodorização de sofás e almofadas:

Para uma solução de 500 ml de mistura, considerar as seguintes quantidades:

250 ml de água

200 ml de álcool de preferência 70

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 tampas de amaciante Urca ou Baby Soft

Modo de uso: aplicar a mistura em um local não visível para avaliar se o tingimento do tecido suportará a mistura. Depois disso, com o uso de um borrifador, aplicar sobre a superfície. Com uma bucha de cerdas macias, esfregar. Por fim, passar um pano seco para finalizar.

Nota: a mistura do bicarbonato de sódio, dependendo da marca, poderá junto com o álcool gerar uma espuma, mas isso também é normal. A mistura deverá, igualmente, ser utilizada no mesmo dia para garantir sua eficácia.  

 

Para limpeza e brilho de linha branca da cozinha:

950 ml de água

4 colheres de sopa de sabão em pasta Urca

10 ml de álcool de preferência 70

Modo de uso: aplicar a mistura com um borrifador em um pano e em seguida passar na superfície a ser limpa.

Nota 1: nunca aplique nenhum produto em superfícies de fogões quando ainda estiverem quentes, pois poderá manchar e, dependendo da qualidade do material, a mancha não sairá mais.

Nota 2: O álcool 70 possui menor quantidade de água em sua composição, o que ajuda a secar os utensílios de maneira rápida e eficaz.

 

Para desinfecção de pias de cozinha:

300 ml de água

150 ml de lava louças Urca

50 ml de álcool 70 ou vinagre de álcool (de preferência o branco)

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de uso: com um borrifador, aplique sob a superfície seca a ser desinfectada e deixe agir por 10 min. Seque, se achar necessário. Esta mesma mistura pode ser utilizada na limpeza interna dos refrigeradores.

 

Divulgação
Lava Roupas Líquido Urca


Divulgação
Lava Roupas Líquido Baby Soft


Divulgação
Amaciante Concentrado Baby Soft


Divulgação
Lava Louças Urca



Divulgação
Sabão Pasta Urca

Divulgação
Amaciante Urca



Créditos: Elisa Zaghen


Nenhum comentário