Oito situações em que vale a pena procurar um neuropsicólogo

 Segundo doutor em psicologia, intervenção precoce é chave para lidar, entre outras coisas, com distúrbios do desenvolvimento em crianças 

Desafios neurológicos ou cognitivos podem acontecer em qualquer momento da vida, inclusive na infância, por isso é importante saber quando procurar a ajuda de um neuropsicólogo, profissional atuante em um ramo da psicologia que se concentra em como lesões, doenças e distúrbios do cérebro podem afetar o pensamento, as emoções e o comportamento.

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e diretor do Instituto Suassuna, que oferece pós-graduação e forma psicólogos atuantes, a intervenção de um neuropsicólogo começa com uma avaliação abrangente, utilizando uma variedade de testes padronizados para entender as áreas específicas de dificuldade e força. “Com base nesses resultados, um plano de tratamento individualizado é desenvolvido”, explica. 

O especialista afirma que as intervenções podem incluir terapia cognitivo-comportamental para abordar questões emocionais, treinamento de habilidades cognitivas, e o desenvolvimento de estratégias compensatórias. “Além disso, técnicas de mindfulness e relaxamento podem ser utilizadas para melhorar a atenção e reduzir o estresse”, diz ele. 

Danilo Suassuna reforça que o diagnóstico e a intervenção precoces são chave para maximizar a recuperação e melhorar a qualidade de vida, inclusive no caso de distúrbios do desenvolvimento em crianças e adolescentes, como TDAH e transtorno do espectro autista. “Um neuropsicólogo pode oferecer a orientação, o apoio e as ferramentas necessárias para navegar pelos desafios neuropsicológicos e viver uma vida plena e significativa”, conclui.

Confira em quais situações seria indicado procurar um neuropsicólogo:

  1. Após lesões cerebrais, seja devido a um acidente, falta de oxigênio, ou infecção, lesões cerebrais podem ter impactos duradouros. 
  2. Diante de doenças neurológicas.
  3. Distúrbios do desenvolvimento em crianças e adolescentes, como TDAH e transtorno do espectro autista.
  4. Quando há queixas de alterações cognitivas, como perda de memória, dificuldades de atenção, ou mudanças na capacidade de resolver problemas.
  5. Em caso de mudanças comportamentais ou emocionais, como aumento da irritabilidade, ou o surgimento de sintomas depressivos ou ansiosos.
  6. Para avaliação de capacidade cognitiva, como pré-operatórios para cirurgias cerebrais ou avaliações de competência em idosos.
  7. Para apoio na reabilitação e desenvolvimento de estratégias compensatórias.
  8. Para orientação e apoio para as famílias, ajudando-as a entender e lidar com as mudanças em seus entes queridos.


Sobre Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna. 

 


Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.


Créditos: Carolina Lara

Nenhum comentário