Escolhido a dedo: Carolina Markowicz assina curadoria especial na MUBI

 A premiada cineasta brasileira escolhe alguns de seus filmes favoritos disponíveis na plataforma, em uma curadoria que reflete seu olhar único sobre o cinema

Noites de Cabíria, Federico Fellini (1957)

DISPONÍVEL EM 21 DE MARÇO

MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, apresenta a coleção Escolhido a Dedo por Carolina Markowicz, uma curadoria com alguns dos filmes favoritos da diretora, roteirista e produtora paulistana, considerada um dos principais expoentes do cinema contemporâneo brasileiro, já disponíveis na plataforma. 

Tsai Ming-liang, Paul Schrader, Isabel Sandoval e Martín Rejtman são alguns dos cineastas que já foram selecionados como curadores convidados da MUBI ao redor do mundo. No Brasil,  Selton Mello também já curou uma coleção para a plataforma. 

A seleção de Carolina Markowicz reflete sua sensibilidade cinematográfica e seu olhar para narrativas que exploram o absurdo, o desejo e a condição humana com profundidade e ironia. Entre os títulos escolhidos, estão clássicos como Noites de Cabíria, de Federico Fellini, e O Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel, obras que transitam entre o drama e o surrealismo, além de filmes contemporâneos provocativos, como Doente de Mim Mesma, de Kristoffer Borgli, e Tempestad, de Tatiana Huezo. A curadoria reforça o diálogo da cineasta com histórias que desafiam convenções e revelam aspectos inesperados da realidade, reafirmando sua afinidade com um cinema autoral e instigante.

“Clássicos ou contemporâneos. O fascínio pelas pessoas retratadas transcende a ficção, se torna vida. A desobediência ora por tema, tom, intensidade, choque. Ora narrativa, ora estética. Em cada um desses filmes (cada um à sua própria maneira), reside uma originalidade e uma profunda curiosidade pelas pessoas que existem ali. Eu quero conhecê-las, aprendê-las, sofrer ou rir com elas. Elas ficaram e ficarão comigo para sempre. Assim como esses filmes, que me apresentaram a elas”, reflete Carolina Markowicz diante de sua seleção de  oito títulos.

Além desse especial, segue disponível na MUBI a coleção Estranho Mundo Moderno: Filmes de Carolina Markowicz, uma amostra do humor afiado e crítica social mordaz presente na filmografia da cineasta, que inclui os curtas-metragens Edifício Tatuapé Mahal (2014), Postergados (2016), Namoro à Distância (2017) e O Órfão (2018).

 

Escolhido a Dedo por Carolina Markowicz:

Apocalypse Now Redux, Francis Ford Coppola (2001)
Vietnã, 1970. O Capitão Willard (Martin Sheen) parte rio acima para eliminar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), um oficial promissor que perdeu a razão. Acompanhado por jovens espertos, um destemido oficial da Cavalaria Aérea e um fotógrafo freelancer, Willard se lança em território inimigo, onde a loucura dita as regras.

Doente de Mim Mesma, Kristoffer Borgli (2022)
Signe (Kristine Thorp) e Thomas (Eirik Saether) são jovens, atraentes e extremamente irritantes. Seu relacionamento como casal se deteriora quando o artista contemporâneo Thomas alcança a fama. Com inveja, Signe decide fazer de tudo para ser notada. Tudo mesmo.

Dona Flor e Seus Dois Maridos, Bruno Barreto (1976)
Dona Flor (Sônia Braga) se casa com um farmacêutico estável, mas entediante, sem qualquer interesse em sexo. Ao descobrir que sua nova vida sexual não é nada gratificante, o fantasma sensual de seu falecido marido, Vadinho (José Wilker), lhe faz uma visita.

Noites de Cabíria, Federico Fellini (1957)
Roma, 1957. A irreprimível e independente profissional do sexo Cabíria (Giulietta Masina) é roubada e deixada para morrer afogada pelo namorado, mas é resgatada e retoma sua vida. Movendo-se pela torrente de humanidade de Roma, Cabíria só pode confiar em si mesma para superar as adversidades.

O Discreto Charme da Burguesia, Luis Buñuel (1972)
Seis pessoas de classe alta se sentam para um jantar que é continuamente adiado, com suas tentativas de comer frustradas por eventos reais e imaginários, desde ataques terroristas a aparições fantasmagóricas. Na busca por um banquete luxuoso, a diferença entre realidade e sonhos se esbate.

Shadow of a Cloud, Radu Jude (2013)
Em um dia de calor escaldante em Bucareste, o padre Florin Florescu (Alexandru Dabija) chega a uma casa tranquila para administrar os últimos ritos a uma mulher moribunda. Mas nem todos estão satisfeitos com o visitante e seu ritual cristão.

Tempestad, Tatiana Huezo (2016)
Acusados injustamente de tráfico humano, um grupo de pessoas é levado à prisão. Enquanto as autoridades comemoram uma suposta vitória contra o crime organizado, uma mãe inocente é entregue aos seus algozes em um presídio privado controlado pelo Cartel do Golfo.

Tudo Sobre Minha Mãe, Pedro Almodóvar (1999)
Após a morte de seu amado filho adolescente em um acidente, Manuela (Cecília Roth) troca Madri por Barcelona para lidar com sua dor, ficar com velhos amigos e, talvez, entrar em contato com o pai distante, que o menino nunca conheceu.

 

Sobre a diretora
Natural de São Paulo, Carolina Markowicz dirigiu e escreveu os curtas-metragens Edifício Tatuapé Mahal (2014), Postergados (2016), Namoro à Distância (2017) e O Órfão (2018), que compõem a coleção da MUBI Estranho Mundo Moderno: Filmes de Carolina MarkowiczCarvão (2022), seu longa-metragem de estreia, foi premiado no Festival do Rio e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, além de ter grande projeção em festivais internacionais. Trabalho mais recente, Pedágio (2023), foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles, Guadalajara, Estocolmo, Havana, Roma, Coimbra e Festival do Rio. Os curtas 69 – Praça da Luz (2007) e Spit (2019) fecham a sua filmografia.

Em 2021, foi convidada a integrar o comitê da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas Americana, responsável pela organização do Oscar®. Carolina está entre os 50 brasileiros com direito a voto na premiação. Em 2023, foi laureada com o Tribute Awards no Festival de Cinema de Toronto, sendo a primeira brasileira a receber tal honraria.

 

ESCOLHIDO A DEDO POR CAROLINA MARKOWICZ
Disponível a partir de 21 de março
Uma coleção MUBI
mubi.com

 

SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.

MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.

Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem The Substance, de Coralie Fargeat, Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda - John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.

As produções MUBI incluem The Mastermind de Kelly Reichardt, estrelando Josh O’Connor, Acabe com Eles, de Christopher Andrews, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Witches, de Elizabeth Sankey, Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross.

As coproduções da MUBI incluem o próximo filme de Mia Hansen-Løve If Love Should DieRosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson, o filme de Jim Jarmusch, Father Mother Sister Brother, estrelando Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabba, Memory de Michel Franco, e Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve.

Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo, com membros em 190 países. A MUBI tem sede em Londres, com 14 escritórios ao redor do mundo e mais de 400 colaboradores. MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.

Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.

 Créditos: Alex Gonçalves




Nenhum comentário