M. Dias Branco reforça compromisso ambiental com linha de Granolas carbono neutro

 Companhia utiliza compra de créditos para compensação de carbono na fabricação das granolas, cobrindo toda a cadeia produtiva

Granolas Jasmine
Marca Jasmine - Divulgação


Para seguir com o propósito de um futuro de baixo carbono, a M. Dias Branco investe na implementação de medidas para reduzir continuamente as emissões de CO2 e compensar as emissões residuais, em toda a cadeia produtiva da linha de granolas Jasmine.

Para o produto carbono neutro, todas as granolas do portfólio da Jasmine tiveram a sua pegada de carbono calculada. A pegada de carbono considerou o impacto das entradas, processos produtivos e saídas do sistema de produto ao longo do seu ciclo vida. O cálculo foi verificado por empresa de terceira parte independente, para garantia de que os dados e métodos utilizados são consistentes e transparentes.

Esta quantificação acontece a partir do cálculo da emissão dos gases de efeito estufa, que por convenção, são generalizados como CO2 equivalente.

Em 2023, a M. Dias Branco lançou o Descarbonize, programa de Transição Climática formado por 10 pilares que abrangem todas as áreas da Companhia com objetivo de mitigar as emissões de GEE nas operações, ao longo de toda sua cadeia de valor.

Entre os pilares do Descarbonize, temos o pilar "Desenvolvimento de Produto de Baixo Carbono".

A linha de granolas, através da pegada de carbono, mensurou o impacto das ações realizadas na unidade produtora, que impactaram positivamente na redução das emissões ao longo da cadeia de valor.

Entre estas ações é possível citar:

  • Utilização de 100% de energia renovável na matriz elétrica;
  • Zero destinação de resíduos para aterro;
  • Desenvolvimento de iniciativas nas estruturas de embalagens e cadeia de fornecedores;
  • Ações de eficiência energética aplicada ao processo produtivo, entre outras.

O programa possui como um dos objetivos principais o atendimento à meta de redução de 20% das emissões absolutas de GEE dos Escopos 1 e 2 (ano base 2020) até 2030. A meta está atrelada à Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco, relançada em 2022, com metas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

E o que é a compensação de carbono?

A compensação de carbono das emissões residuais é realizada através da compra de créditos de carbono certificados por padrões reconhecidos e rastreáveis. Estes créditos são gerados a partir de projetos que promovem a preservação e restauração de áreas naturais, garantindo que o impacto gerado seja revertido, por exemplo, na conservação de florestas.

A Jasmine sempre teve, em sua essência, uma preocupação com a redução do impacto ambiental e agora lança a linha de Granola Carbono Neutro por Compensação em seu portfólio.

Sustentabilidade e ações

A jornada de descarbonização da M. Dias Branco foi iniciada em 2021, com ações direcionadas para a transição energética, avançando no percentual de energia renovável na matriz elétrica, na primarização dos dados de emissão para os fornecedores e desenvolvimento de iniciativas voltadas para a eficiência nos processos produtivos.

As metas públicas e ambiciosas criadas pela Companhia, compiladas no “Nossos Compromissos 2030”, são baseadas nos três pilares que representam o ESG – Cuidar do planeta (E), Acreditar nas pessoas (S) e Fortalecer alianças (G), e acompanhadas pelo Comitê de Sustentabilidade, Comitê ESG e Conselho de Administração.

O engajamento com a sustentabilidade fez a M. Dias Branco anunciar, em janeiro, sua inclusão no Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) 2025, reforçando seu compromisso com a eficiência na gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa e com práticas voltadas para a transição climática.

Criado em 2010, o índice é uma importante ferramenta para fomentar discussões sobre mudanças climáticas no Brasil, promovendo a adoção de estratégias que contribuam para a redução de emissões e a construção de um futuro de baixo carbono.

“Nosso comprometimento com o tema é baseado no Compromisso e Transparência nas informações, avaliação de Riscos e Oportunidades, Inovação e o Desenvolvimento de lideranças de diferentes áreas para, com esforços em conjunto, trabalharmos diariamente na redução de emissões de GEE e na transição para um futuro de baixo carbono”, conta Daniella Pessoa, Gerente de Estratégia Climática e Ambiental Corporativa da M. Dias Branco. A executiva ainda explica que o acompanhamento contínuo das ações é determinante para os resultados alcançados.

 

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.  

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.   

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Créditos: Nídia Bomtempo



Nenhum comentário