Rio de Janeiro celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas com três dias de cinema dedicado ao audiovisual indígena

 

Pindorama 

Com programação gratuita, Festival Cine Pindorama exibirá 11 filmes no Museu Nacional dos Povos Indígenas, em Botafogo, entre 7 e 9 de agosto

De 07 a 09 de agosto de 2025, o Museu Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), sediará o “Festival Cine Pindorama – Cinema Indígena Itinerante”, com projeção de cinema em telão de LED (6mx3m), entrada gratuita e acessibilidade para todos os públicos.

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (09 de agosto), a cidade do Rio de Janeiro será palco de uma potente celebração da cultura dos povos originários, com a realização do Festival Cine Pindorama, entre os dias 07, 08 e 09 de agosto de 2025, no Museu Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), em Botafogo. O evento se dedica à valorização e difusão do audiovisual indígena, promovendo sessões de cinema ao ar livre, rodas de conversa e ações afirmativas com foco em representatividade e inclusão.

 

Com entrada gratuita, o festival exibirá curtas, médias e longas-metragens dirigidos por cineastas indígenas ou sobre temáticas ligadas às culturas originárias do Brasil. A programação reúne animações e documentários em produções que abordam ancestralidade, direitos, identidade, rituais e os desafios contemporâneos dos povos indígenas.

 

A produtora cultural “Flores & Filmes Tribais” em parceria com o Ponto de Cultura “Coletivo Indivisual” produzem o Festival, com a produção executiva de Régis Kamaiurá (Amazonas) (liderança do Coletivo Indivisual), que fortalecem o cenário cultural indígena da cidade. As sessões terão projeções em painéis de LED (6mx3m) da “FG3 Entretenimento”, proporcionando a experiência do cinema: assistir coletivamente em grande projeção. O festival conta ainda com convidados para as Rodas de Conversa, e mediação da artista indígena Ana Maria Kariri, da etnia Kariri (PB), escritora premiada da Paraíba e multiartista (liderança do Coletivo Tuxáua). A curadoria conta com o Apoio cinematográfico do VNA “Vídeo Nas Aldeias” de Vincent Carelli (PE),  responsável pelo acervo da seleção das obras.

 

Ao longo dos 03 (três) dias de programação, o público terá acesso a 11 (onze) filmes no total, com destaque para os documentários: "Virou Brasil""Wapté Mnhõnõ – Iniciação do Jovem Xavante""Zawxiperkwer Ka’a – Guardiões da Floresta", entre outros, além de animações como "Caminho dos Gigantes" e "O Dilúvio Maxakali". Após as sessões, haverá rodas de conversa com lideranças indígenas, especialistas e coletivos culturais, proporcionando um espaço de troca de saberes e fortalecimento do protagonismo indígena.


“Nossa missão é dar voz aos povos originários, valorizando suas narrativas e sua presença na construção do futuro do Brasil”, afirma Régis Kamaiurá, sócio da Flores&Filmes e idealizador do projeto.


O festival contará com 200 cadeiras por sessão, com capacidade para o público total estimado de 1.600 pessoas. O evento é totalmente acessível, com intérpretes de Libras, equipe capacitada em acessibilidade, além da participação de pessoas com deficiência na produção.
Além do evento presencial, o Festival Cine Pindorama pretende consolidar-se como um projeto itinerante e de continuidade, com previsão de circular por outras regiões do Estado do Rio de Janeiro e do país, fortalecendo a rede de fomento ao cinema indígena.



“As rodas de conversa são essenciais para uma construção coletiva de sociedade e preservação das nossas identidades”, afirma Ana Maria Kariri (liderança do Coletivo Tuxáua), mediadora das Rodas de Conversa do projeto.


A iniciativa, que é promovida pela Flores & Filmes Tribais, conta com o apoio institucional do Museu Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI, e tem como proposta principal democratizar o acesso à cultura e ao cinema indígena no Brasil.
O Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam o “Festival Cine Pindorama  – Cinema Indígena Itinerante” em 2025.

Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Ponto de Cultura “Coletivo Indivisual” @coletivoindivisual (Instagram)

 

SERVIÇO
Festival Cine Pindorama – Cinema Indígena Itinerante
Museu Nacional dos Povos Indígenas (Antigo Museu do Índio) – FUNAI – Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo, Rio de Janeiro
07, 08 e 09 de agosto de 2025
- A partir das 14h30 / 17H Rodas de Conversa
- Entrada gratuita
- Evento acessível – com Libras e acessibilidade
- @coletivoindivisual (Instagram)

Créditos: Kayro Almeida

Nenhum comentário