ABRAFATI SHOW estimula os negócios e a inovação no setor de tintas, em primeiro evento pós-isolamento social

 

ABRAFATI SHOW 2022 reuniu mais de 13 mil visitantes em três dias de evento
Divulgação

Edição 2023 já tem datas confirmadas, de 21 a 23 de novembro

O 17º ABRAFATI SHOW foi o primeiro encontro das indústrias de tintas realizado com a coorganização da NürnbergMesse Brasil - uma das maiores promotoras de eventos do mundo - e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI). O Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas atraíram quase 11 mil visitantes, que proporcionaram uma visitação total de 13 mil para o Show.

Cerca de 140 expositores puderam mostrar as novas tendências e tecnologias do setor, além de fechar parcerias, abrir novas oportunidades e discutir projetos. Neste ano, o ABRAFATI SHOW contou pela primeira vez com a Rodada de Negócios, que movimentou em duas horas R$ 15,1 milhões. Foram 224 reuniões, nas quais 75 empresas convidadas puderam conversar em um espaço reservado e propício à consolidação de contratos. “Tivemos a oportunidade de levar essa iniciativa da NürnbergMesse Brasil para o setor de tintas. Depois de quase três anos sem o evento presencial, criamos um espaço ideal para novos negócios”, afirmou João Paulo Picolo, presidente da promotora.

Fábio Barbosa, diretor do negócio de solventes da Braskem, empresa que tradicionalmente marca presença nos pavilhões do ABRAFATI SHOW, conta que já se prepara para o evento de 2023. “Eu achei esta edição muito boa e movimentada. As empresas trouxeram muitas informações interessantes e inovações. Vamos voltar para a próxima edição”.

Para Marcelo Amaral Leite de Macedo, diretor comercial da Sintequímica do Brasil, o saldo de três dias de pavilhão foi mais do que positivo. “Achamos extremamente importante apresentar nossos produtos no evento, pelo fato de ser o maior da indústria e reunir praticamente todo o tipo de matéria-prima para a fabricação de tintas”, disse. “Além disso, tivemos a possibilidade de encontrar os clientes do mundo todo”.

Esse sentimento foi compartilhado por Sandra Mori, gerente de marketing da Rhodia. “Ficamos muito felizes com o sucesso do evento. Reencontramos clientes depois de mais de dois anos, tivemos uma integração maior e apresentamos nossos lançamentos”.

 

Congresso Internacional de Tintas

Paralelamente à exposição, foi realizado o Congresso Internacional de Tintas, um dos mais importantes do mundo, que contou com 22 patrocinadores, todos players importantes do mercado. Nos três dias de evento, foram 90 conferências técnicas, divididas em 15 sessões, que aconteciam simultaneamente em cinco diferentes salas.

O foco principal deste ano para a escolha das palestras que compuseram a programação foi: inovação, sustentabilidade, produtividade e a qualidade dos produtos. Com base nesses critérios, os temas foram selecionados por um Conselho Técnico-Científico. “A metodologia da escolha sempre é focada no aspecto técnico para trazer novas tecnologias e novos insights do que está se discutindo no mundo. Por isso, há muitas palestras sobre ESG e sustentabilidade, que abordam, por exemplo, materiais de fontes renováveis”, destacou Wiliam Saraiva, um dos integrantes do Conselho.

Na edição deste ano, participaram profissionais do Brasil, bem como dos Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Espanha, Alemanha, Holanda e Suécia, entre diversos outros países. “Nossa equipe técnica acompanhou o congresso e foi muito positivo, conseguimos nos atualizar sobre a indústria global”, explicou Fábio Barbosa, diretor da Braskem.

Além das palestras técnicas, todos os dias o Congresso foi marcado por uma sessão plenária de abertura, que discutiu os temas e tendências mais relevantes para a indústria de tintas no país.

No primeiro dia, Marcos Allemann, presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) e vice-presidente de Tintas Decorativas da BASF, destacou o desempenho do setor nos últimos dois anos (quando houve forte crescimento) e as oportunidades existentes. Em 2021, a produção de tintas cresceu 5,7%, e foram fabricados 1,72 bilhão de litros de tintas.

O presidente da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), Ciro Marino, participou da abertura no segundo dia. Ele chamou atenção para o potencial de crescimento da indústria química brasileira, e disse que o segmento tem espaço para dobrar de tamanho nos próximos 25 anos, se houver um projeto robusto de investimento em educação, infraestrutura e saúde.

Na última plenária, a ABRAFATI lançou seu programa inédito de ESG, apresentado por Daniel Campos, chairman do Comitê de Sustentabilidade da associação, e Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu. Trata-se da primeira iniciativa de uma associação de empresas para mensurar práticas Ambientais, Sociais e de Governança. Um marco para o setor. O sistema de avaliação de ESG da entidade terá cerca de 40 indicadores, que irão abranger quatro temas – governança e liderança, capital social, capital humano e meio ambiente.

“O congresso foi sensacional. Excelente trabalho nestes três dias com uma grade muito bem-feita. Tivemos mais de 1.500 participantes. É um público bastante significativo e gabaritado. Tínhamos sempre na abertura de cada dia um palestrante de destaque”, disse o presidente-executivo da ABRAFATI, Luiz Cornacchioni.

 

ABRAFATI SHOW 2023

O ABRAFATI SHOW já tem data marcada para 2023. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, no São Paulo Expo. E promete muitas novidades e oportunidades de negócios para a indústria de tintas.  “Essa parceria da ABRAFATI com a NürnbergMesse já trouxe importantes ganhos e vai trazer ainda mais nas próximas edições”, concluiu Cornacchioni.

Créditos: Eric Fujita

t_eric@agenciacasa9.com.br

Nenhum comentário