Ao escolher um produto da marca, o consumidor contribui com a preservação do meio ambiente. Entenda!
Junho é conhecido como o mês do meio ambiente, um período que oferece a oportunidade de chamar a atenção para questões ambientais, promovendo reflexão e debates importantes, como o uso de embalagens sustentáveis e processos de produção mais equilibrados. Um exemplo de marca que tem aplicado a sustentabilidade como parte integral de sua rotina operacional é a Jasmine Alimentos.
A marca, que pertence à M. Dias Branco, é pioneira em granolas no Brasil e líder na categoria saudável. Além de colocar no mercado produtos orgânicos, saudáveis e linhas de alimentos sem açúcar, como cookies, aveias e granolas, Jasmine reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio de atitudes concretas e transformadoras, como a conquista do aterro zero — quando não é destinado resíduo ao aterro sanitário, reaproveitando, reciclando ou compostando tudo o que é gerado.
Localizada em Campina Grande do Sul, no Paraná, a fábrica da Jasmine alcançou o compromisso de destinar 100% dos resíduos de forma sustentável ao longo de 2022, contribuindo com a proposta da M. Dias Branco de reduzir a zero a quantidade de resíduos enviados para aterros em todas as suas operações até 2030.
A prática inclui a reutilização de todos os resíduos gerados em unidade fabril, gerando destinações mais circulares, além do reaproveitamento e enobrecimento de substratos.
Assim, a marca deixou de dispor uma média de 40 toneladas de resíduos por ano em aterros, contribuindo com a diminuição de impactos ambientais causadas por esses substratos.
Compensação de carbono
Seguindo o propósito de um futuro de baixo carbono, a M. Dias Branco investe na implementação de medidas para reduzir continuamente as emissões de CO2 e compensar as emissões, em toda a cadeia produtiva da linha de Granolas Jasmine.
A compensação de carbono das emissões residuais é realizada através da compra de créditos de carbono certificados por padrões reconhecidos e rastreáveis.
A Jasmine possui, em sua essência, a preocupação com a redução do impacto ambiental e, com este foco, lançou a linha de Granolas Carbono Neutro por Compensação em seu portfólio.
O ato de neutralizar o impacto das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas nas operações contribui para a redução do aquecimento global e combate às mudanças climáticas.
Logística reserva
Em 2021, Jasmine iniciou um projeto com a eureciclo para a gestão da logística reversa das embalagens, garantindo a reciclagem e a destinação responsável dos resíduos.
A parceria, feita por meio da coleta de 100% dos resíduos gerados, direciona todo material utilizado para reciclagem. A ação é fundamental para a trajetória sustentável de Jasmine, que, a partir de sua realização, passou a incluir o selo de sustentabilidade em seus produtos.
“O objetivo da parceria entre Jasmine e a eureciclo é elevar as taxas de reciclagem, além de promover iniciativas concretas que trazem benefícios para todos nós enquanto marca e sociedade”, comenta Ana Laura Guitti, gerente de snacks e saudáveis da M. Dias Branco.
Portfólio livre de excessos
A Jasmine acredita que as ações impactam diretamente a produção dos seus alimentos. Por isso, investe em um portfólio sem lupa de alto teor, ou seja, sem excesso de sódio, gordura saturada e açúcares, componentes prejudiciais à saúde.
Com embalagens modernas e rótulo limpo, com opções integrais, zero açúcar e sem glúten, Jasmine oferece alternativas para todas as jornadas de saudabilidade.
Sustentabilidade na cozinha
Quer aprender como colocar em prática a sustentabilidade no dia a dia? Confira três dicas da Jasmine:
- Reduza o desperdício e aproveite integralmente os alimentos: quando for às compras, faça uma lista de tudo o que precisa, evitando levar alimentos perecíveis que acabarão estragando na geladeira. Além disso, lembre-se de fazer uso dos alimentos em sua integralidade, aproveitando as sobras;
- Priorize embalagens recicláveis: uma boa forma de ajudar a reduzir o lixo do planeta é dar preferência a marcas que utilizem embalagens que sejam recicláveis e tenham solução de logística reversa;
- Reduza o consumo de alimentos de origem animal: estudos indicam que evitar o consumo de carne vermelha, especialmente bovina, pode reduzir significativamente a pegada de carbono diária de uma pessoa, além de economizar água doce dos reservatórios.
Para conhecer o portfólio completo da Jasmine acesse: www.loja.jasminealimentos.com
Sobre a Jasmine Alimentos
Com 35 anos de história, Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis, sendo a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Na categoria, a marca apresenta linha premium lowcarb incluindo a surpreendente variação salgada, além de granolas mini em porções individuais com proposta on-the-go.
Seu portfólio premiado nacionalmente é clean label, isto é, livre de excessos e sem a lupa frontal nas embalagens, além de versátil e inclusivo com opções integrais, orgânicas, zero açúcar, sem glúten e sem lactose.
A marca atua com carbono neutro por compensação e mantém parcerias para a coleta de 100% dos resíduos gerados. Desde 2022, pertence à M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos.
Mais informações: www.jasminealimentos.com
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do Pacto Global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Nenhum comentário
Postar um comentário