"Vai Dar Jacaré" recebe duas indicações para o Prêmio Jabuti

 


Divulgação
Livro Vai dar Jacaré



Escrito por Maria Izabel Moreira Salles, o livro narra, de maneira envolvente, a biografia de um dos maiores homens de negócios do nosso país, Caio de Alcantara Machado



Se hoje São Paulo é um dos maiores centros de eventos de negócios da América Latina, certamente esse feito deve ser atribuído a Caio de Alcantara Machado, empresário visionário criador de feiras como a UD (Feira de utilidades Domésticas), Fenit (Feira Internacional da Indústria Têxtil) e o Salão do Automóvel, que proporcionaram vultosos negócios para o empresariado desde os idos da década de 60. Mais do que isso, Caio foi uma espécie de mola propulsora da industrialização e comércio brasileiro, movimentando bilhões de reais nas feiras, gerando milhares de empregos, fazendo com que o Brasil se desenvolvesse economicamen te e se tornasse competitivo frente a outros países.

Toda a trajetória do empresário - que iniciou suas atividades no cartório do pai, virou um renomado radialista, publicitário e o maior promotor de Feiras do Brasil – é destaque no livro “Vai Dar Jacaré”, de Maria Izabel Moreira Salles, que acaba de receber duas indicações para o Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela CBL- Câmara Brasileira do livro.  O livro – que leva o título de um famoso bordão de Caio – está concorrendo nas seguintes categorias do Prêmio: Biografia e Projeto Gráfico.

No quesito Biografia, a autora destaca uma obra documental, cenográfica e primorosamente costurada, diríamos que romantizada. No tocante ao Projeto Gráfico, leva a assinatura de Ricardo Alves de Souza e contém documentos, fotografias e outros arquivos do acervo pessoal de Caio Alcantara Machado, entregues por ele a Maria Izabel num grande baú de memórias.


A obra – Fruto de mais de dois anos de pesquisas da autora – que foi amiga, nora e confidente do empresário -, “Vai dar Jacaré” relata diversas passagens importantes de Caio, incluindo a parceria com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua história como presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café - (IBC).  O livro traz também no seu final, uma série de links de QR Code, onde convida o leitor a viajar no tempo e assistir aos vídeos de depoimentos e reportagens da época. Ele chegou a ganhar dentre os mais de 40 prêmios, seis vezes o prêmio Homem de Marketing do Ano, “Chevalier de la Légion d’Honeur” concedido pelo Governo da França, e o de Homem do Ano, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

De acordo com a autora, seu objetivo com este livro é difundir a biografia de Caio, entremeada com a história de São Paulo e do Brasil, tentando espalhar com o mesmo fervor a esperança que ele jamais desistiu de ter, de que um dia iria fazer desse Brasil um país desenvolvido, mais justo, no qual as pessoas teriam orgulho de serem brasileiras.

Divulgação
Maria Izabel Moreira Salles


A Autora  -  Nascida em São Paulo, Maria Izabel Moreira Salles  é psicanalista, exercendo sua prática clínica em consultório privado há quase 30 anos, dividindo-se entre o mundo acadêmico e empresarial. Ministra palestras em empresas sobre o tema Identidade e Desenvolvimento Pessoal. Bacharel, Mestre e Doutora em História Social pela USP. Com tamanha bagagem, trafega entre as letras de uma maneira confortável, inteligente, sensível e encanta de forma envolvente quem a lê.


FICHA TÉCNICA

“Vai dar Jacaré”

1ª edição em abril/21

Editora: Reality Books

Páginas: 464

Formato: 23 cm X 16 cm 

Valor: R$ 59,00

Vendas através do site



Créditos: Nubia Boito
nubia@lilascomunicacao.com.br

Nenhum comentário