Episódio emblemático da Revolução Francesa é revisitado hora a hora em A queda de Robespierre

 O livro do historiador Colin Jones mergulha nas últimas horas de vida do controverso Robespierre enquanto demonstra o que faz uma revolução


“Neste admirável relato, Jones reconstrói meticulosamente o dia, hora por hora, enquanto cruza a cidade, para transmitir como as revoluções se desenrolam de forma caótica.”

 

- The Times



O dia 27 de julho de 1794, ou 9 Termidor, é amplamente reconhecido como um marco na história da Revolução Francesa. À meia-noite, Maximilien Robespierre estava planejando destruir uma das conspirações mais perigosas que a Revolução havia enfrentado. No fim do dia, ele próprio havia se tornado um fora da lei procurado por conspiração contra a República e decide se matar. Em A queda de Robespierre, que chega ao Brasil pelo selo Crítica da Editora Planeta, Colin Jones oferece uma crônica emocionante dessas 24 horas históricas e turbulentas que definiram o curso final da Revolução Francesa.

 

Robespierre foi o membro mais proeminente do Comitê de Salvação Pública, que havia dirigido o Terror por mais de um ano. Embora notoriamente indispensável para os eventos da Revolução, a visão que se tem sobre sua figura varia, e hoje duas lendas a rondam. De um lado, é apresentado como um líder “incorruptível” e pai da democracia social. De outro, retratado como um “ditador megalomaníaco” sedento por sangue. Aqui, Colin Jones apresenta outra leitura do personagem, afinada com o melhor da historiografia atual e amparada em ampla documentação. Sem isentar Robespierre de suas ações, o autor desmistifica a ideia de um “Estado terrorista” dirigido por um único homem.

 

Neste livro, o autor foca nas últimas 24 horas de vida de seu protagonista, que, ao final de um dia cheio de incertezas, surpresas, reviravoltas e reveses, teve o seu mundo virado de cabeça para baixo. Robespierre havia se tornado um fugitivo da República Francesa e sentia que toda a sua vida e sua carreira revolucionária estavam chegando ao fim. E, de fato, estavam. Ele se suicidou pouco depois. Meio-morto, a guilhotina o executou de forma macabra no dia seguinte. Com ritmo de narrativas policiais e rigor técnico da historiografia moderna, A queda de Robespierre é leitura indispensável a qualquer um que queira entender esse capítulo da história.

 

FICHA TÉCNICA

Título: A queda de Robespierre

Autora: Colin Jones

Tradução: Diego Franco Gonçales

ISBN: 978-85-422-3745-0

Páginas: 672

Preço livro físico: R$159,90

Selo Crítica, Editora Planeta

 

SOBRE O AUTOR

Colin Jones é professor emérito de História Cultural na Queen Mary University de Londres. Possui vasta publicação sobre a história da França, particularmente sobre o século XVIII, a Revolução Francesa e a História da Medicina. Condecorado da Ordem do Império Britânico, ele é Membro da British Academy e ex-Presidente da Royal Historical Society. A queda de Robespierre é seu primeiro lançamento pelo selo Crítica da Editora Planeta.

 

SOBRE O SELO CRÍTICA

Lançado na Espanha em 1976 e presente no Brasil desde 2016, o selo é referência em títulos de alta qualidade nas áreas de história, ensaios e divulgação científica. Com autores de renome internacional, como Niall Ferguson, Mary Beard e Noam Chomsky, também publica algumas das vozes mais influentes do pensamento brasileiro, incluindo Carlos Fico, Pedro Rossi, Tatiana Rossi e Marco Antonio Villa. Uma marca que combina excelência acadêmica com acessibilidade, trazendo ao público obras que informam, provocam e inspiram.


Créditos: Imprensa - Editora Planeta  





Nenhum comentário