Richard Sakwa desvenda o momento crucial em que o mundo falhou em preservar a paz

 Especialista em política russa e europeia examina os erros diplomáticos que levaram ao retorno da guerra na Europa e ao enfraquecimento da ordem internacional


O fim da Guerra Fria alimentou expectativas de uma era de cooperação e estabilidade global. No entanto, três décadas depois, a Europa enfrenta seu conflito mais devastador desde 1945, e o mundo volta a conviver com tensões nucleares e rivalidades entre grandes potências. Em A paz perdida, lançamento da Editora Unesp, Richard Sakwa investiga por que a promessa de paz se desfez e como as escolhas políticas após 1989 pavimentaram o caminho para a crise contemporânea.
 

“Poderia ter sido diferente? A Guerra Fria acabou em 1989, anunciando a possibilidade de uma paz positiva. Em vez disso, três décadas depois o mundo se encontra em meio a um novo conflito em que as potências atlânticas se opõem a uma Rússia e China ressurgentes. Mas uma nova ordem de paz era realmente possível? Quando uma paz foi conquistada? Mudanças pacíficas podem perdurar ou é o destino da humanidade permanecer presa ao conflito, com a guerra e a ameaça de guerra moldando, para sempre, a política internacional e as interações sociais?”, questiona-se Sakwa.
 

O autor argumenta que a oportunidade de construir uma arquitetura de segurança inclusiva foi desperdiçada. A expansão da Otan para o leste, ao invés de consolidar parcerias, gerou na Rússia a percepção de isolamento e traição, enquanto líderes ocidentais ignoraram alertas sobre os riscos dessa estratégia. A narrativa acompanha negociações fracassadas, promessas rompidas e momentos decisivos nos quais alternativas poderiam ter mudado o curso da história.
 

Com base em ampla documentação, o autor demonstra que a chamada “paz fria” instaurada no pós-Guerra Fria continha em si as sementes do conflito atual. “Essa é uma história que começa na esperança, mas termina em uma tragédia consumada, tanto no sentido clássico quanto no sentido moderno do termo. Havia uma paz positiva a ser conquistada depois de 1989, mas foi desperdiçada”, escreve o autor. “Esta obra traz uma análise interpretativa, combinando pesquisa teórica e empírica para explicar os desenvolvimentos nesses anos. Não é uma história internacional minuciosa, embora a diplomacia seja parte da análise mais ampla, de fato, se procura explicar como e por que a paz foi perdida. A partir disso, este livro pode indicar como ela pode ser encontrada novamente.”
 

Sobre o autor – Richard Sakwa é professor emérito de política russa e europeia da Universidade de Kent. Com uma vasta obra publicada sobre temas soviéticos, russos e pós-comunistas, é autor de Frontline Ukraine e Russia against the Rest.
 

Título: A paz perdida: como o Ocidente fracassou em evitar uma segunda Guerra Fria
Autor: Richard Sakwa
Tradução: Miguel Yoshida
Número de páginas: 400
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 98
ISBN: 978-65-5711-277-9


Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site oficial



Créditos: Editora Unesp


Nenhum comentário