Livro-jogo se consolida como ferramenta estratégica para cultura de respeito e diversidade
Em um cenário em que as organizações intensificam sua agenda ESG, iniciativas capazes de promover uma cultura inclusiva e fortalecer competências socioemocionais ganham protagonismo. O livro-jogo “MudaMente - Jogo da Memória Inclusiva”, publicado pela Literare Books International, surge como uma solução pedagógica contemporânea para escolas, empresas e instituições comprometidas com a promoção da equidade e do respeito.
Desenvolvido por Thays Toyofuku e JP Polo, especialistas reconhecidos em Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), o MudaMente propõe uma jornada de aprendizado que conecta linguagem, comportamento e transformação cultural. Com uma mecânica lúdica inspirada no clássico jogo da memória, a obra oferece uma experiência acessível para dialogar sobre vieses, expressões discriminatórias e novas formas de convivência social.
Pilar Social do ESG
Empresas têm adotado o MudaMente como ferramenta em treinamentos voltados ao desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação não violenta, empatia e respeito às individualidades. No contexto corporativo, a obra apoia o pilar Social do ESG ao incentivar ambientes mais seguros e acolhedores, contribuindo para a redução de vieses inconscientes, fortalecimento das práticas antidiscriminatórias e prevenção de ambientes de trabalho hostis.
A proposta se estende para além do vocabulário e perpassa ações estruturais, alinhadas à governança inclusiva e políticas internas robustas. A dinâmica, além de eficaz em workshops e integração de talentos, também é aplicável a treinamentos de liderança e programas de sensibilização para comitês de diversidade.
Formação de professores e cultura escolar inclusiva
No ambiente educacional, escolas e universidades encontram no MudaMente um recurso pedagógico contemporâneo para formar docentes e equipes multidisciplinares capazes de lidar com pluralidade, diferenças e conflitos de maneira humanizada. Cada carta apresenta expressões excludentes e suas versões inclusivas, incentivando a reflexão crítica, a empatia e o respeito a grupos historicamente marginalizados.
As seis dimensões do jogo contemplam temas fundamentais para a educação inclusiva:
- Gênero
- Gerações
- Multiculturas
- Pessoas com deficiência
- Pessoas LGBTQIAPN+
- Pessoas negras
O formato facilita conversas intergeracionais e fortalece ambientes que valorizam o convívio saudável, alinhando-se às diretrizes contemporâneas de educação cidadã e convivência democrática.
Um recurso acessível para escolas, corporações e famílias
Além de treinamentos corporativos e programas educacionais, o MudaMente tem sido utilizado em rodas de conversa comunitárias e em ambiente familiar. O objetivo central permanece claro: transformar linguagem em ponte e não barreira, substituindo expressões que reforçam exclusão por alternativas que promovam dignidade, equidade e reconhecimento.
O jogo funciona como ferramenta de sensibilização coletiva, tornando o aprendizado emocional e social uma experiência engajadora.
Caminho para sociedades mais inclusivas
A transformação cultural demanda conhecimento, prática e abertura ao diálogo. O MudaMente se apresenta como recurso estratégico para organizações que desejam alinhar suas políticas internas às melhores práticas ESG, construir ambientes mais diversos e fortalecer o senso de pertencimento.
Ao oferecer uma experiência educativa e sensível, o livro-jogo reafirma que cada mudança começa com pequenas atitudes. Às vezes, como traz sua proposta, basta virar uma carta para dar o primeiro passo.


Nenhum comentário
Postar um comentário