Plataforma marca nova forma de comunicação cultural entre fomentadores culturais regionais e diferentes esferas da sociedade
Encontro Nacional dos Comunicadores Populares da Cultura marca o lançamento da Rede Comunica Cultura - Cred Diangela Menegazzi
No sábado (15), ocorreu, em Brasília, o Primeiro Encontro Nacional dos Comunicadores Populares da Cultura, uma iniciativa do Laboratório de Cultura Digital da UFPR, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), reunindo autoridades, universidades, movimentos sociais e agentes territoriais de cultura.
O evento marcou o lançamento da Rede Comunica Cultura, uma articulação nacional que reúne comunicadores populares, agentes territoriais e criadores de conteúdo de diversas regiões do país. A Rede nasce do próprio processo de cobertura colaborativa do Encontro Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), propondo uma forma de comunicação construída a partir dos territórios, em diálogo com a política pública, mas com identidade e narrativa próprias.
Mais do que uma plataforma, a Rede Comunica Cultura é uma experiência em andamento — um campo de prática, troca e criação coletiva que conecta territórios, iniciativas locais e diferentes esferas da sociedade. Seu futuro será construído em rede, a muitas mãos, pelas pessoas que comunicam, vivem e fazem a cultura pulsar no Brasil profundo.
“Estamos aqui com uma tarefa que é científica, política e profundamente humana, que é a de reconstruir os vínculos entre o poder público e a sociedade civil, para que a comunicação cumpra a sua função de promover o bem comum”, comenta a coordenadora do Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná, Professora Tarcisa Bega, durante a mesa de abertura do encontro, intitulada “O Brasil que Comunica”.
“Esse encontro inaugura um ciclo. A partir das práticas do Propulsão Comunica, que é um dos produtos do Laboratório de Cultura Digital, damos início a uma experiência nacional que coloca a comunicação colaborativa no centro das políticas públicas de cultura”, completa.
Créditos: Felipe Almeida | TIPMIDIA




Nenhum comentário
Postar um comentário