Movimento idealizado por irmãs ensina práticas de sustentabilidade e inspira microrrevoluções
Na noite de quinta-feira (11), aconteceu em São Paulo (SP) o TikTok Awards 2025, premiação que reconhece os maiores criadores da plataforma. A cerimônia contou com apresentações musicais e a divulgação dos vencedores escolhidos por voto popular em 11 categorias. Em #PorUmMundoMelhor, a votação homenageou criadores que inspiram transformações socioambientais por meio de seus conteúdos — entre eles, o Verdes Marias.
O movimento é idealizado pelas irmãs Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes, que incentivam práticas sustentáveis a partir de microrrevoluções. No TikTok, elas acumulam quase 600 mil seguidores e estão prestes a alcançar 10 milhões de curtidas, com vídeos que somam milhões de visualizações.
“Ver uma plataforma grande como o Tiktok dando luz ao tema da sustentabilidade é de uma alegria imensa e também um termômetro de como o tema está se expandindo nas redes sociais” destaca Mariana Moraes, cofundadora do Verdes Marias.
Além do Verdes Marias, também foram homenageados Ale Souza, Jairo Bouer, Mari Pavan e We’e’ena Tikuna. Todos abordam temas socioambientais e promovem diálogos diversos. O conteúdo das irmãs trata de assuntos em destaque, como as discussões da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), compostagem urbana, vegetarianismo e redução do uso de plásticos.
Neste ano, o Verdes Marias tornou-se parte dos Agentes do Verificado, um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) em colaboração com a Purpose e em parceria com o TikTok, que tem o objetivo de combater a desinformação sobre mudanças climáticas e disseminar conteúdos relevantes sobre o tema.
Episódios ensinam microrrevoluções
Juntas, as irmãs criaram o podcast infantil Contos da Capivara, que ensina sustentabilidade para crianças e suas famílias de forma prática e lúdica. Neste ano, novos episódios foram lançados, como “O Serrote fugitivo”, “A Gotinha”, “Luna Amiga das Aves” e “Pura Energia”, inspirados nas histórias vencedoras de um concurso nacional promovido pelo Verdes Marias. Todas as histórias reforçam como as narrativas fortalecem vínculos familiares com a natureza.
A Capivara Clara conduz e interage nas histórias. Os episódios mostram que simples atitudes, como economizar água e energia elétrica, proteger e conservar espécies de animais e plantas e cuidar de resíduos fazem a diferença e representam uma grande oportunidade, pois as mudanças no cotidiano levam a impactos coletivos. Em “A Gotinha”, a pediatra Martina Kirst, de Porto Alegre (RS), conduz uma viagem imaginária sobre o ciclo da água e a importância da conservação dos recursos naturais.
Já “Luna Amiga das Aves” é uma história da engenheira ambiental Laís Lage, de Salvador (BA), e fala sobre a importância da liberdade das aves e o combate ao tráfico de espécies silvestres, mostrando que cuidar dos animais é também cuidar de nós mesmos. Em “Pura Energia”, o uso consciente dos recursos e a busca por fontes limpas de geração energética é o assunto principal abordado.
Crianças como protagonistas
As irmãs acreditam no poder das pequenas ações diárias, que somadas geram resultados positivos, e reforçam que as crianças são protagonistas dessas mudanças. As histórias do Contos da Capivara são infantis, mas também ensinam os adultos, que podem (e devem) ouvir juntos com as crianças. Mesmo com a linguagem leve, formato lúdico e personagens divertidos, os ensinamentos trazem conhecimento para a família inteira. Ao todo, já foram lançadas 20 histórias sobre os temas como compostagem, economia circular e cuidado com os animais.
“As crianças são muitas vezes a porta de entrada de mudanças de comportamento dentro das casas, queremos aproveitar esses pequenos e pequenas ouvintes a influenciarem seus pais com hábitos que olham para a sustentabilidade”, afirma Mariana, do Verdes Marias.
A primeira infância é o momento de formação de hábitos, que tendem a acompanhar a vida adulta. Pais e responsáveis, como principais referências, exercem papel central nesse processo. Quando o aprendizado é compartilhado, os laços familiares e o sentimento de proteção também se fortalecem.
A Capivara é pop — escute a Clara!
O Contos da Capivara é um podcast de contos infantis sobre sustentabilidade e meio ambiente que inspira mudanças de hábitos nas famílias por meio de microrrevoluções. As histórias abordam temas como o lixo, a poluição, as mudanças climáticas, o cuidado com a água, a importância de fontes de energia limpa e o respeito aos animais — sempre com leveza e encantamento. Cada episódio é narrado pela personagem Clara, a capivara, e traz dicas práticas de atitudes sustentáveis para o dia a dia.
As gravações, trilhas sonoras e edição ficaram a cargo do Ser-Tão Estúdio, sob a condução de André Balboni. A vinheta conta com música de Nando Vicencio e voz de Marina Siqueira. A direção artística é assinada por Flávio Ermírio.
Os episódios do Contos da Capivara estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de áudio, como o Spotify e o YouTube. Saiba mais em @podcast_contosdacapivara, verdesmarias.eco.br/contos-da-
Sobre o Verdes Marias
O Verdes Marias é um movimento idealizado por três irmãs — Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes — que buscam inspirar as pessoas a levarem uma vida mais sustentável por meio de microrrevoluções. Baseado nos eixos “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente”, o projeto está presente no TikTok (560 mil seguidores e quase 9 milhões de curtidas), Instagram (230 mil seguidores), YouTube, e também nos podcasts Microrrevoluções e Contos da Capivara, além de cursos e palestras.
Créditos: Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas




Nenhum comentário
Postar um comentário