Fórmula E: Nick Cassidy conquista 150º E-Prix e dá primeiro triunfo à Citroën no campeonato 100% elétrico

 

Hector Vivas/LAT Images/Fórmula E/Divulgação
Nick Cassidy celebra vitória no E-Prix da Cidade do México


 Nick Cassidy, da Citroën Racing, ganhou 12 posições com uma condução calculada e perfeita, ultrapassando Edoardo Mortara (Mahindra Racing) e o atual campeão Oliver Rowland (Nissan), para conquistar a primeira vitória para a gigante automotiva francesa logo em sua segunda corrida no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, após o terceiro lugar na abertura, em São Paulo. O E-Prix da Cidade do México marcou a 150ª corrida na história da Fórmula E.

Cassidy é um mestre em escolher o momento certo para ativar o MODO DE ATAQUE: seus dois usos da potência extra de 50 kW, com tração nas quatro rodas, durante o E-Prix Hankook da Cidade do México 2026 foram apenas os mais recentes exemplos de muitos na era GEN3. 

O neozelandês levou seu Citroën à vitória após ultrapassar o pelotão e conquistar sua quarta vitória em cinco corridas, sob forte pressão de Mortara, com o piloto da Mahindra deixando para usar o MODO DE ATAQUE no final, bem como do atual campeão Rowland na última curva - os cinco primeiros colocados cruzaram a linha de chegada com menos de um segundo de diferença entre si. 

Taylor Barnard (DS PENSKE) teve a largada mais forte, pressionando o pole position Sébastien Buemi (Envision Racing) a cometer um erro defensivo na curva 1. O jovem britânico buscando o título de vencedor mais jovem da história da série, mas foi empurrado para o sexto lugar logo no início, terminando praticamente na mesma posição na bandeira quadriculada, com um honroso quarto lugar, ao ultrapassar Jake Dennis (Andretti) bem na linha de chegada. O próprio Dennis terminou em quinto lugar, à frente de Pascal Wehrlein (Porsche). 

Pepe Martí (Cupra KIRO) superou uma penalidade de 60 posições e um Stop/Go por reparos, após sua forte batida em São Paulo, para garantir seus primeiros pontos com um excelente sétimo lugar, à frente de Jean-Éric Vergne no outro Citroën, Nico Mueller (Porsche) e Norman Nato (Nissan). 

Os brasileiros tiveram possibilidade de terminar pontuando, mas Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) finalizou a corrida em 13º (ganhando três posições), com Felipe Drugovich (Andretti) em 15º (subindo duas posições). 

Com isso, Cassidy lidera a tabela de pilotos com 40 pontos, seguido por Dennis com 36 e Rowland com 34. A Citroën lidera a classificação de equipes com 44 pontos, contra 36 da Andretti. No Campeonato Mundial de Fabricantes, a Stellantis tem uma vantagem de sete pontos sobre a Porsche. 

Nick Cassidy, nº 37, Citroën Racing, disse: 
"Isso é inacreditável! Diante de todos esses fãs incríveis, essa atmosfera da Fórmula E é incomparável, então, conquistar uma vitória aqui com a Citroën, que começo de sonho tivemos. Estou muito feliz pela minha equipe e agradeço a eles por acreditarem em mim, por me trazerem para fazer parte deste projeto. Acho que temos momentos muito legais pela frente!  

"Eu não achei que estávamos bem até a última volta. Eu estava feliz com o quarto lugar hoje, largando em 13º, meu rádio estava mais para 'vamos garantir um bom resultado', mas meu engenheiro sempre tomou as decisões certas. Esta vitória é tanto para ele quanto para mim e toda a equipe. Foi a equipe, o carro, o pacote e a estratégia que nos permitiram vencer essa corrida, você não consegue vencer esta corrida com um carro ruim. 

"Fiz um acordo com JEV [Jean-Éric Vergne] na quinta-feira de que, se eu ganhasse, rasparia a cabeça. Há uma estatística de que quem ganha esta corrida ganha o campeonato, então eu não ia desistir disso: se ganharmos o campeonato, vou raspar a cabeça de qualquer maneira!" 

Edoardo Mortara, nº 48, Mahindra Racing, disse: 
"Nick [Cassidy] fez uma corrida muito boa. Começamos a ter dificuldades no meio da corrida e, infelizmente, isso não nos deu a oportunidade de avançar nas últimas voltas. Estou muito feliz com o segundo lugar e este pódio, além de alguns ótimos pontos para nós". 

Oliver Rowland, nº 23, Nissan Formula E Team, disse: 
"Fui um dos primeiros a ativar o MODO DE ATAQUE, então, quando a bandeira amarela foi acionada, e eu perdi cinco posições, pensei que minha corrida tinha acabado. Mas fomos muito eficientes, conservei energia, consegui ser rápido no final e o ritmo foi fundamental. Fiquei muito feliz por subir ao pódio.  

Foi um bom evento que a Fórmula E organiza aqui, como sempre, com esta multidão. É um prazer absoluto correr aqui e espero que os fãs tenham gostado". 

E-Prix da Cidade do México cheio de celebridades 
O premiado ator, DJ e investidor da equipe de Fórmula E Cupra KIRO, Sir Idris Elba, mais conhecido por seus papéis em "The Wire" e "Luther", participou ao lado de seus companheiros de equipe de sua primeira corrida na Temporada 2025/2026. Ele estava acompanhado da esposa, Sabrina Elba, modelo, empresária e Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas. 

O evento foi ainda mais valorizado pela presença do mergulhador britânico medalhista de ouro olímpico Matty Lee, que torceu pelas equipes na exclusiva área VIP da Fórmula E, EMOTION CLUB, e participou de encontros com os pilotos e visitas privadas às garagens com a equipe TCS Jaguar Racing. Além disso, experimentou a emoção da Electric Lap a bordo do Safety Car Porsche Taycan Turbo GT. 

Outros nomes notáveis incluíram Mario Bautista, Daniel Bautista, Paulinho, JUCA, Karina Ramos, Liza Baez, Tío Nestor e Alejandro Berumen. 

A corrida de sábado contou com apresentações ao vivo do cantor colombiano Mike Bahía - conhecido por sucessos como "Estar Contigo", "Buscándote"e "La Muñeca" -, ao lado do produtor musical Sinego e do cantor, produtor, compositor e DJ mexicano LABIBE, que juntos entretiveram uma arquibancada lotada. 

Veja todos os resultados do E-Prix da Cidade do México de 2026:  
https://fiaformulae.com/en/results?season=8088703b-96c1-410d-a48b-77fca322334f&race=8450a065-ffe6-4717-93af-962f6dee73bb&tab=race 

Fórmula E retorna em três semanas para o E-Prix de Miami 
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E prossegue com a terceira etapa, em Miami, em 31 de janeiro de 2026. O E-Prix será realizado no Autódromo Internacional de Miami, localizado no Hard Rock Stadium. 


Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE 

 

Hector Vivas/LAT Images/Fórmula E/Divulgação
Nick Cassidy celebra vitória no E-Prix da Cidade do México


Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E: 
Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos. 
 
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta. 

 

Sobre a ABB: 
A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). 
 

www.abb.com 


Créditos: Eugenio Brito



Nenhum comentário